Pop Ciência

O Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência) foi criado em 2023 com o objetivo de desenvolver a cultura científica.

Reduzir as desigualdades sociais e promover a inclusão social.

Estimular a prática da ciência, da tecnologia e da inovação

Firmar parcerias entre o Governo Federal e a sociedade por meio dos governos locais, estaduais e municipais.

Comitê de Popularização da Ciência

O Comitê Pop Ciência é vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI. O órgão colegiado possui caráter consultivo e visa contribuir com a elaboração e a revisão de políticas públicas relacionadas à popularização da ciência e tecnologia. Os membros do Comitê sugerem iniciativas e projetos, bem como auxiliam no acompanhamento e na execução dessas ações. Além disso, ele é responsável por coletar informações e elaborar estudos técnicos que subsidiam ações e estratégias para estimular e fomentar as políticas públicas de popularização da ciência e tecnologia.

Conheça algumas ações do Pop Ciência:

REDE POP CIÊNCIA:

Rede de popularização da ciência, constituída por instituições estaduais e municipais com vistas à integração, descentralização e interiorização de ações.

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA:

Mobiliza a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida.

ESPAÇOS CIENTÍFICO-CULTURAIS:

Fomento a centros e museus de ciência, planetários, jardins botânicos, zoológicos, unidades de conservação, parques/praças da ciência, laboratórios (itinerantes ou não) e instituições similares.

CONCURSOS E OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS:

Fomento a olimpíadas científicas e outras formas de concursos científicos e tecnológicos.

EVENTOS E PROCESSOS PERMANENTES DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA:

Fomento de atividades de popularização, tais como as chamadas públicas de mostras e feiras científicas.

DIVERSIDADE NA CIÊNCIA:

Fomento a projetos que tenham como premissa assegurar a maior participação de grupos sociais historicamente excluídos e socialmente vulneráveis.

COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA:

Fomento a projetos que promovam o engajamento público na ciência, que pautem CT&I com linguagem aproximativa e simplificada, visando a repercussão junto a amplas camadas da população.

PONTOS DE CIÊNCIA:

Fomento a projetos e atividades da sociedade civil que desenvolvam e articulem atividades de popularização da ciência em suas comunidades.

VIRADA DA CIÊNCIA:

Ação destinada à realização de um festival cultural de popularização da ciência em diversas localidades do país.

CIÊNCIARTE:

Fomento a projetos de produção e interação entre artistas, educadores populares e cientistas, tais como teatro científico, exposições, criação de obras artísticas mediadas pela tecnologia, entre outras.

decreto 11.754/2023

Conheça o Decreto 11.754/2023 e acompanhe as novidades nas páginas do MCTI e do CNPq.

Mais Ciência na Escola

O Programa Mais Ciência na Escola estimula o desenvolvimento de competências e habilidades em ciência e tecnologia e o fomento ao uso pedagógico de tecnologias digitais nas escolas de Educação Básica, oferecendo letramento digital como caminho para a cidadania científica e a inclusão produtiva.
Estão sendo implementados laboratórios maker em escolas de todo o país, com bolsas para professores e estudantes das escolas, promovendo a organização clubes de ciências, oferecendo materiais didáticos para atividades mão na massa, formação de professores por meio da interação entre escolas e instituições de pesquisa.

Ações Estruturantes do Programa Mais Ciência na Escola:

Ações Estruturantes do Programa Mais Ciência na Escola:

Criação de clubes de ciência destinados ao apoio a projetos de educação científica com foco em investigação.

CIRCUITO CIENTISTA NA ESCOLA:

Criação de programa de visitas de cientistas a escolas de educação básica com o objetivo de aproximar os estudantes do mundo do trabalho relacionado às carreiras científicas.

CIÊNCIA É DEZ:

Oferta de cursos de formação de professores da educação básica para educação científica e digital.

COMUNIDADES DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E DIGITAL:

Criação de comunidades de práticas para aprendizagem situada, constituídas por professores, com processos formativos voltados à educação científica.

OLIMPÍADAS E FEIRAS CIENTÍFICAS:

Criação de ações de estímulo à participação de estudantes em olimpíadas científicas, feiras, mostras e outras formas de concursos científicos e tecnológicos, e de estímulo à criação de vagas olímpicas em universidades e institutos federais.

UNIVERSO CIÊNCIA E TECNOLOGIA:

Criação de materiais com propostas de práticas pedagógicas integradas às áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

INOVALAB:

Implementação de laboratórios maker de ciência, criatividade e inovação em escolas públicas, com foco no ensino por investigação.

PRÊMIO PROFESSORES POP CIÊNCIA:

Premiação destinada a professores que se destaquem no desenvolvimento de ações e boas práticas de educação científica e de popularização da ciência.

Queremos mais Maries Curie e mais Johannas Döbereiner!

A presença e destaque de mulheres na Ciência precisa ser estimulada desde cedo. Por isso o MCTI realiza ações para garantir Mais Meninas e Mulheres na Ciência, como chamadas públicas voltadas a mulheres nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e projetos como o Futuras Cientistas, que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com C,T&I, a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.

decreto 12.049/2024

Conheça o Decreto 12.049/2024 e acompanhe as novidades nas páginas do MCTI e do CNPq.

Reduzir as desigualdades sociais e promover a inclusão social

Com ações voltadas para fomentar maior participação de grupos sociais vulneráveis e historicamente excluídos para garantir mais diversidade na ciência.

Teremos chamadas especificas para atingir esse objetivo com cotas para negros, indígenas e mulheres. A chamada Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023, por exemplo, teve 50% das vagas para coordenadoras mulheres. Nesse sentido, procuramos estimular projetos em diálogo com os povos e comunidades tradicionais, moradores de áreas rurais e periferias urbanas, população negra, quilombolas, povos indígenas, bem como pessoas com deficiência.


O Pop Ciência considera também as desigualdades regionais. Em nossas ações, a prioridade de atendimento ocorrerá nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde há um menor número de equipamentos científicos em detrimento das regiões Sul e Sudeste, onde há maior concentração. Pretende-se atender de forma igualitária todas as cinco regiões do Brasil, respeitando-se, portanto, as desigualdades regionais.

Estimular a Prática Da Ciência, Da Tecnologia E Da Inovação

O MCTI está trabalhando em colaboração com o MEC no intuito de fortalecer o ensino da ciência na educação básica.

Lançamos, por exemplo, o “Mais Ciência na Escola”, que tem a finalidade de disseminar a educação científica e o letramento digital na educação básica por meio da implantação de laboratórios makers em escolas públicas, acompanhados de planos de atividades, de formação de professores e de bolsas para a comunidade escolar nas instituições de ensino que conduzem as atividades. 


A ideia tem sido estimular a parceria entre escolas e iniciativas científicas, tecnológicas e de inovação, além de contribuir com o processo de fortalecimento da educação em tempo integral. A ideia é oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a conhecimentos em ciência e tecnologia com abordagem STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) com vistas à inclusão produtiva e ao fomento do uso pedagógico de tecnologias digitais nas escolas. Temos incentivado metodologias ativas para o ensino, como aprendizagem por investigação e experimentação científica voltados à solução de problemas, estimulando o interesse dos estudantes pelas carreiras científicas e tecnológicas.

Firmar Parcerias Entre O Governo Federal E A Sociedade Por Meio Dos Governos Locais, Estaduais E Municipais

A popularização da ciência, conforme busca o Pop Ciência, não deve ser apenas uma via de mão única, em que os cientistas comunicam os resultados para o público.

Entendemos que é crucial criar um ambiente que promova a criação e a participação do conhecimento, incorporando as experiências e os saberes das comunidades tradicionais. Isso envolve a adoção de práticas de ciência cidadã, na qual membros da sociedade civil, em diálogo com os governos locais, municipais e estaduais, participem ativamente do processo científico, desde a formulação de perguntas de pesquisa até a coleta de dados e a interpretação dos resultados. Iniciativas como essa não apenas democratizam o acesso à ciência, mas também enriquecem a pesquisa ao integrar diferentes perspectivas e conhecimentos. 



Além disso, é fundamental reconhecer e respeitar os saberes tradicionais e indígenas, integrando essas formas de conhecimento na produção científica. Isso contribui para a diversidade epistemológica e fortalece a sustentabilidade e a relevância das pesquisas. O Pop Ciência está comprometido em avançar nessa direção, construindo uma cultura científica mais diversa, colaborativa e acessível a todos.